top of page
  • Foto do escritorDaluco

Caminhão Ford BB 157

Atualizado: 9 de jul. de 2023

Caminhão Ford BB 157 1934



Meu amigo Luciano,colecionador e admirador de caminhões em escala, foi quem me alertou sobre os modelos da Unique Replicas da China. Trata-se de uma miniatura competente e bem detalhada mas que tem o problema de vir com portas e tampas do motor que abrem. Não teria nada contra essas peças abrirem se alguma empresa conseguisse fazer as dobradiças na mesma escala do modelo. Tirando isto a miniatura chega ao requinte de trazer suspensão traseira funcional, por meio de duas pequenas molas colocadas sobre o eixo flutuante, alias toda a parte de baixo é bem reproduzida com cada peça no seu devido lugar.


A empresa oferece boa diversidade de caixas para este modelo como tanque, guincho, caçamba e o que eu escolhi, com caixa para transporte de gado. Minha ideia inicial era retirar esta caixa e fazer uma de madeira, mais baixa e condizente com as que eram mais comuns por aqui. Não duvido que alguns poucos frigoríficos e matadouros dos anos 30 tenham comprado este modelo específico aqui no Brasil, assim como já vi fotos de época com caminhões tanque nesta mesma configuração apresentada pelas miniaturas. Mas eu gosto de ficar o mais próximo possível das imagens das propagandas. Desisti quando não consegui acessar o último parafuso embaixo do eixo cardan do veículo, contentei-me em só retirar as escritas em inglês e mantive a caixa original. Notem que ela tem cada parafuso pintado de metal e no assoalho uma bela simulação das canaletas que serviam para unir as tábuas, detalhes pouco vistos em miniaturas de preço tão acessível.






Como nos anos 30 não era comum a remodelagem anual dos veículo, podemos notar na propaganda ao lado, de 1931, que o modelo pouco alterou em 4 anos, até a caixa traseira me parece no mesmo estilo da miniatura, com uma tábua maior embaixo e a mesma opção de pintura em duas cores.









Abaixo, detalhes do motor e das peças móveis.

No geral gostei da miniatura, mesmo tendo tantas peças móveis, isso é compensado pelo detalhamento da parte inferior e da caixa de carga muito bem feitas.


Até mais.

68 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page